domingo, 29 de novembro de 2015

Ordo Missae

Por Blasius Ludovicus

   Temos a alegria de publicar a edição revisada do nosso Ordo Missae, agradecendo ao amigo Daniel Luís por suas observações e comentários!
Este Ordo Missae é um complemento, por assim dizer, do nosso Próprio da Missa. Com estes dois subsídios os fiéis terão em mãos os textos fixos (Ordo) e os textos móveis ou próprios (folheto) de cada Missa dominical e das festas mais importantes do ano litúrgico.
Provavelmente nosso Ordo não está o mais perfeito possível, por isso, pedimos a ajudar das pessoas que o usarem que nos informem sobre erros para que possamos fazer as devidas correções.

Um comentário:

  1. Nas orações do Pai Nosso, apesar de na versão "oficial" estar "O pão nosso de cada dia nos dai hoje, e perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido", no lugar de "ofensas" é "dividas" e no lugar de "ofendido" é "devedores"! No "Confíteor" aparece a palavra "omissões", mas no original não consta ela, mas apenas no "Confíteor" do Missal de Paulo VI! Nele também é necessário separar as palavras "que pequei", que está escrito "quepequei"! No verso que segue, há uma separação necessária, tanto no latim como no português: "devós" fica "de vós" no português, e no latim, "etdimissis peccais" fica "et, dimíssis peccátis"! Na indulgência: "remissãodos" fica "remissão dos"! Ao final do Evangelho, responde-se: "Louvor a Vós, ó Cristo"! Nas introduções dos Prefácios, onde nos versos diz: "Corações ao alto", a resposta correta é "Já os temos para o Senhor"! No Santo, onde está "Senhor Deus do Universo", o correto é "Senhor Deus dos Exércitos", como fala no texto original de Isaías! Na sequência do Santo, onde está "O Céu e a Terra proclamam a Vossa glória", o correto é "O Céu e a Terra estão cheios da Vossa glória"! No comentário nº 8, que fala do Agnus Déi, há a necessidade de separar as palavras "sempitername", que fica "sempiternam e"! No verso da página 46, onde diz "o Corpo e o Sangue...", fica apenas "O Corpo de Nosso Senhor..."! Bom, esses foram os erros que encontrei olhando por cima! Caso alguém consiga ler com mais calma, pode ser que encontre outros errinhos! Salve Maria!

    ResponderExcluir