quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Anjos do Altar: Lição I e II

NOÇÕES E NORMAS GERAIS
 

LIÇÃO I
A IGREJA

10. A Igreja é o lugar destinado para dar culto a Deus. É a casa e morada de Deus e o lugar da oração.
A Igreja é dedicada a Deus com especiais bênçãos, que a fazem coisa sagrada, digna de reverência.
Na figura podes aprender as partes principais de uma igreja e a distinguir uma parte da outra.

Para fomentar teu respeito e amor à Igreja, o Papa concedeu 300 dias de indulgência por cada vez que faças um gesto exterior de reverência (por exemplo, descobrir-se, inclinar a cabeça) ao passar diante de uma igreja na qual está reservado o Sacramento. Pratica-o sempre como bom cristão dedicado ao serviço do Senhor!

LIÇÃO 2
O ALTAR

11. O altar é o lugar sobre o qual se oferece o Sacrifício da Missa. Representa a Nosso Senhor Jesus Cristo e recorda a mesa em que o Senhor celebrou a última Ceia.
É o que há de mais santo e sagrado na igreja, e merece todo o respeito e veneração.

12. Chama-se altar mor (maior), o altar principal, que está no fim da nave central; chamam-se laterais ou secundários os demais altares.
Na figura aprenda as partes e acessórios principais do altar.

Sempre que passes diante do altar mor, ainda que fora de qualquer função, lhe farás a devida reverência: isto é, genuflexão dupla, se o Santíssimo estiver exposto; genuflexão simples, se estiver reservado (dentro do sacrário); inclinação profunda de cabeça, ao passar diante dos demais altares.
Farás genuflexão simples sempre que passes diante do altar em que está o Santíssimo reservado, ainda que seja num altar lateral; farás genuflexão dupla, se o Senhor estiver exposto.

Um comentário:

  1. Podes dizer donde tiraste tais informações? Obrigado.

    ResponderExcluir