segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Os Tempos do Ano Litúrgico na Forma Extraordinária do Rito Romano


O capítulo VIII das Rubricas Gerais (RG) reformadas e aprovadas por São João XXIII é dedicado aos Tempos do Ano Litúrgico. Como sabemos o Ano Litúrgico é distinto do ano civil tanto nas datas de início-fim, como no modo de contar e própria concepção.
No Ano Litúrgico não temos meses, temos Tempos, os quais constituem o Ano da Igreja, cada um com suas festas e peculiaridades.

Quais são os Tempos litúrgicos?
Temos na Forma Extraordinária seis grandes Tempos (alguns outros menores são na verdade partes desses Tempos maiores).
Assim temos o Tempo do Advento, da Natividade, da Septuagésima, o Quaresmal, o Pascal e o Tempo “Per annum”.

I - O Tempo do Advento
O Tempo do Advento é a preparação para a festa do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. E decorre desde as I Vésperas do I Domingo do Advento até Noa da vigília da Natividade inclusive (RG n. 71).

II - O Tempo da Natividade
O Tempo da Natividade decorre desde as I Vésperas do Natal até o dia 13 de janeiro inclusive. Porém, este espaço de tempo compreende:
1 - o Tempo do Natal: que decorre desde as I Vésperas do Natal até Noa do dia 5 de janeiro inclusive;
2 - e o Tempo da Epifania: que decorre desde as I Vésperas da Epifania até o dia 13 de janeiro inclusive (RG n. 72).

III - O Tempo da Septuagésima
O Tempo da Septuagésima decorre desde as I Vésperas do Domingo da Septuagésima até depois das Completas da terça-feira da semana da Quinquagésima (RG n. 73).

IV - O Tempo Quaresmal
O Tempo da Quaresma decorre desde as Matinas da Quarta-feira de Cinzas até a Missa da Vigília pascal exclusive. Porém, este espaço de tempo compreende:
1 - o Tempo da Quaresma: que decorre desde as Matinas da Quarta-feira de Cinzas até Noa do sábado antes do I Domingo da Paixão inclusive;
2 - e o Tempo da Paixão: que decorre desde as I Vésperas do I Domingo da Paixão até a Missa da Vigília pascal exclusive (RG n. 74).
Chama-se Semana Santa a semana desde o II Domingo da Paixão ou de Ramos até o Sábado Santo inclusive; porém, os três últimos dias desta mesma semana são designados com o nome de Tríduo Sacro (RG n. 75).

V - O Tempo Pascal
O Tempo Pascal decorre desde o início da Missa da Vigília Pascal até Noa do sábado da oitava de Pentecostes inclusive. Porém, este espaço de tempo compreende:
1 - o Tempo da Páscoa: que decorre desde o início da Vigília pascal até Noa da Vigília da Ascensão inclusive;
2 - o Tempo de Ascensão: que decorre desde as I Vésperas da Ascensão até Noa da Vigília de Pentecostes inclusive;
3 - e a oitava de Pentecostes: que decorre desde a Missa da Vigília de Pentecostes até Noa do sábado seguinte inclusive (RG n. 76).

VI - O Tempo “Per annum”
O Tempo “Per annum”, ou seja, durante o ano ou comum, decorre desde o dia 14 de janeiro até Noa do sábado antes do Domingo da Septuagésima, e desde as I Vésperas da festa da Santíssima Trindade, isto é, do I Domingo depois de Pentecostes, até Noa do sábado antes do I Domingo do Advento inclusive (RG n. 77).

Durante esses Tempos sagrados a Igreja vai iniciando e conduzindo os seus filhos na vida, ministérios e mistérios do Senhor que são uma verdadeira fonte de graça e união com aquele que nos amou até o fim. Busquemos sempre beber nessa fonte que é Cristo e adentremos cada vez mais em Seu santuário a cada cerimônia que assistimos, a cada Santa Missa, a cada sagrada Comunhão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário