quinta-feira, 13 de abril de 2017

A preparação do altar para a Missa conforme as rubricas

Altar da Capela do Seminário da Imaculada Conceição.

Conforme o capítulo XI do Código de Rubricas, no final das Rubricas do Missal Romano, encontramos o modo de se preparar o altar para a celebração da Santa Missa.
525. O altar, no qual se celebrará o sacrossanto Sacrifício da Missa, deve ser todo de pedra, devidamente consagrado; ou ao menos deve ter uma mesa de pedra, ou uma pedra sagrada, também devidamente consagrada, que seja tão ampla que possa caber a hóstia e a maior parte do cálice; ou também, por Indulto Apostólico, um antimensium devidamente bento.
526. O altar deve ser coberto com três toalhas, devidamente abençoadas, das quais uma deve ser tão longa que chegue até o solo pelos lados.
527. Sobre o altar se põe a Cruz grande o bastante com o Crucificado, e os castiçais requeridos conforme a qualidade da Missa, com as velas acesas de um e outro lado. Ponham-se além do mais as assim chamadas sacras, mas somente durante a celebração da Missa; e ao lado da Epístola, uma almofada ou estante para colocar o Missal.
528. Ao lado da Epístola, sobre uma mesa preparada para isto, se colocam as galhetas e o manustérgio, a sineta e a patena para a Comunhão dos fiéis.
529. Sobre o altar não se ponha absolutamente nada que não pertença ao Sacrifício da Missa ou ao adorno do mesmo altar.
530. Conserve-se, onde existe, o costume de acender uma vela junto ao altar, durante o tempo da Consagração até a Comunhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário