sábado, 6 de maio de 2017

Missa de São Domingos Sávio, Confessor

06 de maio, III classe, paramentos brancos
(Missa própria)

Domingos nasceu no dia 2 de abril de 1842, na província de Turim, no norte da Itália, em uma família humilde, mas muito fervorosa. Já desde a mais tenra idade, decidiu imitar fielmente Jesus Cristo, aproximando-se dele tanto quanto podia. Com sete anos de idade, fez a primeira comunhão e, com doze, entrou no Oratório de São João Bosco. Sob a direção pessoal do grande Santo salesiano, foi um verdadeiro apóstolo e missionário de Jesus, com a simples presença da sua vida.
Quem o conheceu durante a sua vida disse que não era pequeno de estatura, mas magro, quase frágil. Era humilde e respeitoso diante de todos e tinha a habilidade natural de apaziguar as discussões e as desavenças, que naquela época surgiam quase naturalmente entre os seus companheiros. Seu único interesse era Deus e o modo como fazer com que os outros concentrassem as suas energias para servi-Lo melhor. Aquilo que lhe faltava em força física, lhe sobrava em excelência moral, em fortaleza de coração e em aceitação da vontade de Deus, qualquer que esta fosse. Domingos faleceu com apenas quinze anos de idade, no dia 9 de março de 1857. Sua Santidade o Papa Pio XII canonizou-o no ano de 1954.
“Como São Domingos Sávio, que todos sejam missionários do bom exemplo, da boa palavra, da boa ação em família, com os vizinhos e com os colegas de trabalho! Com efeito, em todas as idades pode-se e deve-se dar o testemunho de Cristo! O compromisso do testemunho cristão é permanente e quotidiano!” (São João Paulo II, Homilia de 7 de dezembro de 1997)   


INTRÓITO
(Apoc. 14,4-5; Ps. 118,1)
HI sequutur Agnum quocúmque ierit, primitiae Deo et Agno: sine mácula enim sunt ante thronum Dei. Allelúia, allelúia. PL. Beáti quorum immaculáta est via, qui ámbulant in lege Dómini. Glória Patri. Hi.
ESTES são os que acompanham o Cordeiro por onde quer que vá; foram resgatados como primícias oferecidas a Deus e ao Cordeiro. SL. Felizes aqueles cuja vida é pura, e seguem a lei do Senhor. Glória ao Pai. Estes.

COLETA
DEUS, qui in sancto Dominico mirábile adulescéntibus pietátis ac puritátis exémplar dedisti: concéde propitius; ut, eius intercessióne et exémplo, casto córpore et mundo corde tibi servire valeámus. Per Dóminum nostrum.
Ó DEUS, que destes em São Domingos um exemplo de piedade e de pureza aos adolescentes, concedei-nos, por sua intercessão, possamos conservar o corpo na castidade e amar-vos com todo o coração. Por Nosso Senhor.


EPÍSTOLA
(1 Tes 4, 1-3.7)
Léctio Epístolæ beáti Pauli Apóstoli ad Thessalonicénses.
I
rmãos, aprendestes de nós a maneira como deveis proceder para agradar a Deus, e já o fazeis. Rogamo-vos, pois, e vos exortamos no Senhor Jesus a que progridais sempre mais. Pois conheceis que preceitos vos demos da parte do Senhor Jesus. Esta é a vontade de Deus: a vossa santificação; que eviteis a impureza; pois Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade.

ALELUIA
(Sl 20, 3; Ibid., 4)
ALLELÚIA, allelúia. V. Desidérium cordis eius tribuisti ei, et petitiónem labiórum eius non denegásti. Allelúia. V. Beneditiónibus faustis prevenisti eum imposuisti cápiti eius corónam de auro puro. Allelúia.
ALELUIA, aleluia. V. Realizastes os anseios de seu coração, não rejeitastes a prece de seus lábios. V. Com preciosas bênçãos fostes-lhe ao encontro, pusestes-lhe na cabeça coroa de puríssimo ouro. Aleluia.

EVANGELHO
(Mt11, 25-27)
Sequéntia sancti Evangélii secúndum Mathaeum.
N
aquele tempo, Jesus pronunciou estas palavras: Eu vos bendigo, ó Pai, Senhor do Céu e da terra, porque escondestes estas coisas aos sábios e entendidos e as revelastes aos pequenos. Sim, Pai, eu vos bendigo, porque assim foi do vosso agrado. Todas as coisas me foram dadas por meu Pai; ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.

OFERTÓRIO
(Sl 65,1-2.16)
EXSULTÁTE Dómino, omnes terræ; servite Dómino cum laetitia; introite in conspéctum eius cum exsultatióne. Allelúia.
ACLAMAI o Senhor, por toda a terra. Servi o Senhor com alegria. Vinde, entrai exultantes em sua presença. Aleluia.

SECRETA
SALUTÁRIS hóstia, quam tibi offérimus, Dómine, mentes nostras attóllat; et seráphico nos inflámmet ardóre, quo sanctus Dominicus veheménter aestuávit. Per Dóminum.
SENHOR, que o sacrifício que vos oferecemos dirija nossas mentes para o Céu e nos inflame com aquele ardor seráfico que consumou São Domingos. Por Nosso Senhor.

PREFÁCIO DA PÁSCOA
V. Dominus vobiscum.
R. Et cum spíritu tuo.
V. Sursum corda.
R. Habémus ad Dóminum.
V. Gratias agamus Domino Deo nostro.
R. Dignum et justum est.
V. O Senhor seja convosco.
R. E com o vosso espírito.
V. Corações ao alto.
R. Já os temos no Senhor.
V. Demos graças ao Senhor, nosso Deus.
R. É digno e justo.
VERDADEIRAMENTE é digno e justo, e igualmente salutar que Vos louvemos, Senhor, em todo o tempo e lugar, mas principalmente neste tempo, em que Cristo, nossa Páscoa, foi imolado. Porque Ele é o verdadeiro Cordeiro que tirou os pecados do mundo. Por Sua morte destruiu a nossa, e, ressurgindo, restaurou a nossa vida. E por isso, com os Anjos e os Arcanjos, com os Tronos e as Dominações e com toda a milícia do exército celestial, cantamos hinos à Vossa glória, dizendo sem fim:
                                                                                    
ANTÍFONA DA COMUNHÃO
(Jo 16,8)
ECCE odor filii mei sicut odor agri pleni, cui benedixit Dóminus. Allelúia.
EIS que o cheiro de meu filho é como o perfume de um campo que o Senhor abençoou. Aleluia.

PÓSCOMUNHÃO
DIVINA mensa refécti, tuam in nobis, quaesumus, Dómine, réfove grátiam: ut, beáti Dominici vestigia secúti, et viriliter aggrediámur sanctitátis viam, et ánimas fratrum ad portum salútis perdúcere valeámus. Per Dóminum.
SENHOR, que o sagrado Alimento que nos destes aumente em nós a graça, mediante a qual possamos imitar os exemplos de São Domingos, abraçar a virilmente a vida da santidade e levar à eterna salvação as almas de nossos irmãos. Por Nosso Senhor.

Para ver ou baixar em PDF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário