quinta-feira, 25 de maio de 2017

Missa de São Felipe Neri, Confessor (26 de maio)

III classe, paramentos brancos

Nasceu em Florença (1515), e foi ordenado sacerdote com 36 anos de idade. Por sua caridade atraia os corações (Intróito). Trabalhou muito para a renovação da vida cristã, principalmente entre os leigos, em Roma. Para este fim, fundou a Congregação do Oratório.

INTRÓITO
(Rm 5,5; Sl 102,1)
CÁRITAS Dei diffúsa est in córdibus nostris, per inhabitántem Spíritum ejus in nobis. Allelúia, allelúia. PS. Bénedic, ánima mea Dómino: et ómnia quæ intra me sunt, nómini sancto ejus. Glória Patri. Caritas.
O AMOR de Deus foi derramado em nossos corações, por seu Espírito que reside em nós. SL. Minha alma bendiz ao Senhor, e tudo o que em mim existe cante o louvor de seu Santo Nome. Glória ao Pai. O amor.

COLETA
DEUS, qui beátum Philíppum Confessórem tuum, Sanctórum tuórum glória sublimásti: concéde propítius; ut, cujus solemnitáte lætámur, ejus virtútum proficiámus exémplo. Per Dóminum nostrum.
Ó Deus, que elevastes Vosso Confessor São Felipe, à glória de Vossos Santos, concedei-nos propício, que celebrando com alegria sua festa, nos aproveitemos do exemplo de suas virtudes. Por Nosso Senhor.
Nas Missas Rezadas Comemoração de Santo Eleutério, Papa e Mártir:
GREGEM tuum, Pastor ætérnæ, placátus inténde: et per beátum Eleutherius Mártyrem tuum atque Summum Pontíficem, perpétua protectióne custódi; quem totíus Ecclésiæ præstitísti esse pastórem. Per Dóminum nostrum.
OLHAI propício, ó Pastor Eterno, para o Vosso rebanho e guardai-o sob a Vossa constante proteção, pela intercessão do bem-aventurado Santo Eleutério, Vosso Mártir e Pontífice Supremo, a quem estabelecestes como Pastor de toda a Igreja. Por Nosso Senhor.

EPÍSTOLA
(Sb 7,7-14)
Léctio libri Sapientiae.
I
mplorei e a inteligência me foi dada, supliquei e o espírito da sabedoria veio a mim.  Eu a preferi aos cetros e tronos, e avaliei a riqueza como um nada ao lado da Sabedoria. Não comparei a ela a pedra preciosa, porque todo o ouro ao lado dela é apenas um pouco de areia, e porque a prata diante dela será tida como lama. Eu a amei mais do que a saúde e a beleza, e gozei dela mais do que da claridade do sol, porque a claridade que dela emana jamais se extingue. Com ela me vieram todos os bens, e nas suas mãos inumeráveis riquezas. De todos esses bens eu me alegrei, porque é a Sabedoria que os guia, mas ignorava que ela fosse sua mãe. Eu estudei lealmente e reparto sem inveja e não escondo a riqueza que ela encerra, porque ela é para os homens um tesouro inesgotável; e os que a adquirem preparam-se para se tornar amigos de Deus, recomendados (a ele) pela educação que ela lhes dá.

ALELUIA
(Lm 1,13; Sl 38,4)
ALLELÚIA, allelúia. V. De excélso misit ignem in óssibus meis, et erudívit me. Allelúia. V. Concáluit cor meum intra me: et in meditatióne mea exardéscet ignis. Allelúia.
ALELUIA, aleluia. V. Do Céu Ele me enviou fogo, dentro de meus ossos e me instruiu. Aleluia. V. Meu coração se abrasou dentro de mim e o fogo se acendeu em minha meditação. Aleluia.

EVANGELHO
(Lc 12,35-40)
Sequéntia sancti Evangélii secúndum Lucam.
N
aquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: Estejam cingidos os vossos rins e acesas as vossas lâmpadas. Sede semelhantes a homens que esperam o seu senhor, ao voltar de uma festa, para que, quando vier e bater à porta, logo lha abram. Bem-aventurados os servos a quem o senhor achar vigiando, quando vier! Em verdade vos digo: cingir-seá, fá-los-á sentar à mesa e servi-los-á. Se vier na segunda ou se vier na terceira vigília e os achar vigilantes, felizes daqueles servos! Sabei, porém, isto: se o senhor soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria sem dúvida e não deixaria forçar a sua casa. Estai, pois, preparados, porque, à hora em que não pensais, virá o Filho do Homem.                                                                                                                                                             

OFERTÓRIO
(Sl 118,32)
VIAM mandatórum tuórum cucúrri, cum dilatásti cor meum. Allelúia.
CORRI o caminho de Vossos mandamentos, porque me dilatastes o coração.

SECRETA
SACRIFÍCIIS præséntibus, quǽsumus, Dómine, inténde placátus: et præsta; ut illo nos igne Spíritus Sanctus inflámmet, quo beáti Philíppi cor mirabíliter penetrávit. Per Dóminum… in unitáte ejúsdem Spíritus Sancti.
Comemoração de S. Eleutério:
SENHOR, nós Vos pedimos, olhai, benigno, para o presente sacrifício e fazei que o Espírito Santo nos inflame com aquele fogo que penetrou maravilhosamente o coração de São Felipe. Por Nosso Senhor... na unidade do mesmo Espírito.
OBLÁTIS munéribus, quǽsumus, Dómine, Ecclésiam tuam benígnus illúmina: ut, et gregis tui profíciat ubíque succéssus, et grati fiant nómini tuo, te gubernánte, pastóres. Per Dóminum nostrum.
POR estas dádivas, Senhor, iluminai benignamente a Vossa Igreja, para que, bem sucedida, progrida o Vosso rebanho em toda a parte e os pastores por Vós governados se tornem gratos ao Vosso Nome. Por Nosso Senhor.

PREFÁCIO DA ASCENSÃO
V. Dominus vobiscum.
R. Et cum spíritu tuo.
V. Sursum corda.
R. Habémus ad Dóminum.
V. Gratias agamus Domino Deo nostro.
R. Dignum et justum est.
V. O Senhor seja convosco.
R. E com o vosso espírito.
V. Corações ao alto.
R. Já os temos no Senhor.
V. Demos graças ao Senhor, nosso Deus.
R. É digno e justo.
VERDADEIRAMENTE é digno e justo, e igualmente salutar, que, sempre e em todo o lugar, Vos demos graças, ó Senhor santo, Pai onipotente, eterno Deus, por Cristo, Nosso Senhor. Este, depois de sua Ressurreição, manifestou-se visivelmente a todos os seus discípulos, e em presença deles, subiu aos céus, para nos fazer participar de sua Divindade. E por isso, com os Anjos e os Arcanjos, com os Tronos e as Dominações e com toda a milícia do exército celestial, cantamos hinos à vossa glória, dizendo, sem fim:


ANTÍFONA DA COMUNHÃO
(Jo 16,8)
COR meum, et caro mea exsultavérunt in Deum vivum. Allelúia.
MEU coração e minha carne exultarão no Deus vivo. Aleluia.

PÓSCOMUNHÃO
CŒLÉSTIBUS, Dómine, pasti delíciis: quǽsumus; ut beáti Philíppi Confessóris tui méritis et imitatióne, semper eádem, per quæ veráciter vívimus, appetámus. Per Dóminum nostrum.
Comemoração de S. Eleutério:
ALIMENTADOS, Senhor, com os Vossos dons celestiais, Vos pedimos que, pelos méritos de São Felipe, Vosso Confessor, e, a seu exemplo, aspiremos sempre a este Alimento que nos dará a verdadeira vida. Por Nosso Senhor.
REFECTIÓNE sancta enutrítam gubérna, quǽsumus, Dómine, tuam placátus Ecclésiam: ut poténti moderatióne dirécta, et increménta libertátis accípiat et in religiónis integritáte persístat. Per Dóminum nostrum.
SENHOR, governai benignamente a Vossa Igreja, agora alimentada com a Refeição Sagrada, para que, sustentada por Vosso braço poderoso, venha a crescer em liberdade e perseverar na integridade da religião. Por Nosso Senhor.

Ver, baixar ou imprimir em PDF:

Voltar ao Próprio da Missa

Nenhum comentário:

Postar um comentário